Guimarães vai estar presente na próxima reunião do Conselho de Cidades e Comunidades, presidida por António M. Cunha, Presidente da CCDR-NORTE, que se realiza no dia 25 de outubro.
No contexto da sua estratégia para a neutralidade carbónica 2030, Guimarães é uma das cidades líderes da Agenda Be.Neutral – Agenda de Inovação para a Mobilidade Sustentável, marcando presença na próxima reunião do Conselho de Cidades e Comunidades, presidida por António M. Cunha, Presidente da CCDR-NORTE, no dia 25 de outubro.
O município será pioneiro no teste e adoção dos novos serviços de mobilidade em desenvolvimento na Agenda, com a participação ativa das comunidades e dos cidadãos. Através da conetividade com a plataforma AYR, criada pelo CEiiA, é possível quantificar e valorizar as emissões de carbono evitadas com o uso destes modos de mobilidade, gerando ativos ambientais transacionáveis, com impacto positivo na cidade.
Para assegurar o envolvimento dos jovens de Guimarães no desenho destes novos produtos e serviços, o programa PEGADAS – Programa Ecológico de Guimarães para Aprendizagem do Desenvolvimento Ambiental Sustentável, na edição 2023-2024, já inclui as ações com as novas gerações previstas na Agenda Be.Neutral. Pretende-se sensibilizar e mobilizar os jovens em contexto escolar para a adoção de comportamentos sustentáveis, assim como induzir o seu envolvimento na experimentação de novas soluções de mobilidade para a neutralidade carbónica.
Acresce que a monitorização das reduções de emissões na mobilidade será suportada pelo Integrador Virtual de Sustentabilidade, um instrumento criado pelo CEiiA, que gera inteligência climática para decisores, operadores de mobilidade e cidadãos, permitindo aferir o grau de prossecução das metas climáticas da cidade.
Recorde-se que Guimarães foi selecionada para integrar a rede de 100 cidades neutras em carbono até 2030, no âmbito da Missão Cidades do Programa Horizonte Europa, da Comissão Europeia.
A Agenda Be.Neutral, apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), pretende acelerar a neutralidade carbónica das cidades, através de produtos e serviços de mobilidade desenvolvidos e industrializados a partir de Portugal.
O consórcio da Agenda é liderado pela NOS Comunicações, com o CEiiA.