Concelho integra grupo de oito municípios que apostam na neutralidade carbónica, e será responsável pela produção de veículo inovador.
O CEiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento, apresenta, no sábado, manifestos artísticos criados por jovens de Matosinhos que servirão como ponto de partida para lançar a agenda BE.Neutral, para fomentar a neutralidade carbónica no Norte.
Esta iniciativa é o “ponto de partida para a criação da rede de cidades BE.Neutral”, no âmbito da agenda agenda mobilizadora do PRR, liderada pela NOS, e em que o CEiiA será o “interlocutor com as cidades” envolvidas, segundo Catarina Selada, diretora do CityLab do CEiiA “Tendo desenvolvido este projeto experimental em Matosinhos, nós agora vamos expandi-lo, no âmbito da agenda BE.Neutral, para mais, pelo menos, oito cidades da região Norte, que consubstanciam a rede de cidades BE.Neutral”, disse Catarina Selada à agência Lusa.
Oliveira de Azeméis faz parte do grupo de cidades, ao lado de Braga, Guimarães, Famalicão, Viana do Castelo, Porto, e Vila Nova de Gaia, que irão criar “a primeira região neutra em carbono da Europa”, segundo o CEiiA, no âmbito da agenda do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Veículo Ben terá chancela made in Azeméis
Uma dos pontos mais marcantes e visíveis da agenda carbono zero nos oito concelhos do Norte do país será o novo veículo, o Ben – de BE.Neutral, um veículo de quatro rodas, pequeno, leve, conectado e, mais importante, carbono zero, para novos serviços urbanos.
Oliveira de Azeméis terá oportunidade de ser um dos primeiros concelhos a conviver com este novo veículo que será produzido neste território. O Grupo Simoldes está envolvido na produção do primeiro veículo verdadeiramente carbono zero, ao lado da CeiiA e da TMG.
“Estamos a falar de um veículo que não se pretende que seja propriedade privada, mas que se pretende que seja usado como um serviço, de acordo com novos modelos de negócio, nomeadamente a partilha da posse e do uso”, disse Catarina Selada responsável à Lusa.
Este novo veículo será uma realidade durante os próximos anos tendo em vista os prazos para se cumprir a neutralidade carbónica. “O nosso trabalho é também acelerar a transição para a neutralidade carbónica destas oito cidades, tendo como meta climática o 2030, enquanto ambição, mas assegurando que pelo menos a neutralidade carbónica se vai atingir antes de 2050, que é a meta do próprio país e da Comissão Europeia”, resume a diretora do CityLab do CEiiA.