Projeto experimental do movimento NEBbyAYR, iniciado em Matosinhos, é agora alargado a outras cidades do país.
O CEiiA lançou em junho do ano passado, no Festival do Novo Bauhaus Europeu (NEB), em Bruxelas, o NEBbyAYR, um movimento transformacional, protagonizado pelas novas gerações, para pensar e desenhar as cidades do futuro a partir da sustentabilidade. Com esta ambição, os jovens mobilizam cidades, comunidades e pessoas para a adoção de comportamentos sustentáveis, através da linguagem universal e inspiracional das artes e da cultura, num projeto experimental que se iniciou em Matosinhos.
No próximo dia 17 de junho, o CEiiA abre as suas portas para apresentar os Manifestos Artísticos pela Sustentabilidade elaborados por mais de duas centenas de alunos acompanhados pelos seus professores de seis escolas de Matosinhos, partindo do lema “o futuro não se reivindica, constrói-se”.
Este Dia Aberto, que contará com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, é o resultado de uma parceria entre o CEiiA e o Plano Nacional das Artes, com o apoio da Câmara Municipal, que incluirá a apresentação dos trabalhos artísticos pelos alunos e múltiplas atividades criativas, como oficinas, performances culturais dinamizadas pelas escolas e conversas inspiradoras sobre sustentabilidade. Estes manifestos artísticos estão expostos na rede de mobiliário urbano do município, até 15 de julho e desafiam os cidadãos a contribuírem para uma cidade mais sustentável.
O artista Miguel Januário (maismenos) vai também apresentar o ícone do movimento NEBbyAYR, uma obra de arte que interage com o público, demonstrando que as opções sustentáveis dos cidadãos e das comunidades têm valor efetivo na descarbonização das cidades onde vivem.
O Dia Aberto deste “movimento” é também o ponto de partida para a criação da rede de cidades Be.Neutral através do qual se pretende acelerar a transição para a neutralidade carbónica.
Sobre o NEBbyAYR
O movimento NEBbyAYR: “Pensar e desenhar as cidades do futuro com base na valorização dos comportamentos sustentáveis” foi lançado oficialmente pelo CEiiA no Festival NEB, em Bruxelas, em junho de 2022, através da obra do artista Miguel Januário (maismenos).
O objetivo do movimento é trabalhar o cruzamento da ciência e tecnologia com a arte e criatividade, junto dos mais jovens, inspirando as novas gerações para a construção de um futuro mais sustentável.
Sobre a BE.Neutral
A Agenda BE.Neutral, integrada no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), é liderada pela NOS com o CEiiA, envolvendo várias cidades do Norte do País – Matosinhos, Porto, Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Famalicão, Braga, Guimarães, Viana do Castelo e Oliveira de Azeméis – e cerca de 40 empresas e entidades do Sistema Científico e Tecnológico, entre as quais a Salvador Caetano, a Simoldes, a TMG, a EDP, a Siemens e os CTT.
Esta Agenda tem a ambição de criar a primeira região neutra em carbono da Europa através do desenvolvimento e industrialização de novos produtos e serviços de mobilidade de nova geração, a partir de Portugal, para as cidades de todo o mundo.