Várias instituições portuguesas estão representadas na conferência do clima das Nações Unidas, no Dubai. Uma delas é o CEiiA, cujo objetivo na COP28 passa por projetar internacionalmente a agenda Be.Neutral.
Catarina Selada, diretora de políticas e estratégia do laboratório colaborativo do Centro de Engenharia e Desenvolvimento (CEiiA), afirmou ao JN que a presença do pólo tecnológico de Matosinhos, na COP28, no Dubai, passa por “acelerar a neutralidade carbónica e afirmar a região Norte como a primeira da Europa neutra em carbono”. Tudo isto através da agenda Be.Neutral, uma iniciativa financiada pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).
Nesta agenda estão representados os municípios do Porto, Gaia, Braga, Guimarães, Famalicão, Viana do Castelo e Oliveira de Azeméis. Espera-se que este grupo de cidades possa tornar-se na primeira região da Europa neutra em carbono. Tal será possível através de serviços de mobilidade industrializados e produzidos em Portugal, esclarece a especialista. E claro está, neutros em carbono.
É o caso de uma viatura que está a ser desenvolvida pelo CEiiA com a Toyota. Será fabricada em Ovar pela Caetano e testada nos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Catarina Selada apresentará o veículo, no Pavilhão de Portugal, na COP28, no dia 6 de dezembro. A sessão organizada pela Autoridade da Mobilidade e dos Transportes será sobre mobilidade e descarbonização.