O protótipo do sistema de carregamento da SIEMENS, o Megawatt Charging System (MCS), efetuou com êxito um carregamento a 1 MW
Suíça– 24 de abril de 2024 – A nova tecnologia destaca o potencial do carregamento a megawatts para redefinir o transporte rodoviário de longo curso.
O sistema de carregamento a megawatts SICHARGE da Siemens utilizado baseia-se no seu portefólio SICHARGE com um distribuidor MCS personalizado.
A Siemens Smart Infrastructure completou o primeiro carregamento bem sucedido a 1MW, num piloto que juntou um protótipo de estação de carregamento MCS da Siemens e um protótipo de camião eletrónico de longo curso de um OEM bem estabelecido.
Protótipo do sistema de carregamento Megawatt [MCS] da Siemens efetuou com êxito um carregamento a 1MW
A nova tecnologia realça o potencial do carregamento a megawatts para redefinir os camiões de longo curso
O sistema de carregamento a megawatts SICHARGE da Siemens utilizado baseia-se no seu portefólio SICHARGE com um distribuidor MCS personalizado
A Siemens Smart Infrastructure completou o primeiro carregamento bem sucedido a 1MW, num piloto que juntou um protótipo de estação de carregamento MCS da Siemens e um protótipo de camião eletrónico de longo curso de um OEM bem estabelecido.
O crescimento da indústria de camiões eléctricos a bateria está a ser impulsionado por desenvolvimentos tecnológicos tanto na tecnologia de baterias como de carregadores. A procura crescente de soluções de transporte com emissões zero continua a ser pertinente para o transporte de longa distância, com inúmeras oportunidades para os operadores de frotas. Em combinação com o atual Sistema de Carregamento Combinado [CCS], o Sistema de Carregamento a Megawatts [MCS] tornar-se-á um fator de mudança na eletrificação dos veículos pesados.
O carregamento MCS pode contribuir com êxito para um transporte sustentável de longa distância para veículos pesados. Para impulsionar um maior progresso na transformação sustentável deste sector de transportes com elevadas emissões, a Siemens introduziu um protótipo do sistema de carregamento SICHARGE Megawatt Charging System. Baseado no portefólio existente, o MCS é composto por vários armários de potência SICHARGE UC150, uma matriz de comutação e um distribuidor MCS personalizado. A matriz de comutação é o elemento central do MCS, agrupando a potência de saída das estações de carregamento e, dependendo da necessidade, direcionando a potência para o distribuidor MCS. As baterias normalmente utilizadas nos eTrucks podem ser carregadas de 20 a 80 por cento em cerca de 30 minutos numa estação de carregamento adequada com uma potência de cerca de um megawatt.
Markus Mildner, CEO da eMobility, Siemens Smart Infrastructure, acrescentou: “Especialmente no transporte de longa distância, os camiões e autocarros eléctricos vão precisar de MCS rápido durante o intervalo de tempo de condução legalmente prescrito. Para garantir a sua distribuição a nível nacional, é necessário cumprir vários requisitos, incluindo a nível governamental. No entanto, o teste bem sucedido representa um grande passo em frente do ponto de vista tecnológico e sublinha a nossa ambição de tornar os transportes ativamente mais sustentáveis”.
O caminho a seguir: a eMobilidade no transporte de longo curso com inúmeras oportunidades para os operadores de frotas
Os veículos pesados(1) [HDV] são responsáveis por mais de 25% das emissões de gases com efeito de estufa [GEE] provenientes do transporte rodoviário na União Europeia [UE]. A redução destas emissões é crucial para os objectivos da UE de alcançar a neutralidade climática até 2050 e diminuir a procura de combustíveis fósseis importados. Para concretizar as ambições climáticas e melhorar a qualidade do ar na UE, o Parlamento Europeu adoptou recentemente novas medidas para reforçar os objectivos de redução das emissões de CO₂ dos novos veículos pesados. As emissões de CO₂ dos grandes camiões e autocarros terão de ser reduzidas em 90% a partir de 2040. Até 2030, os novos autocarros urbanos terão de reduzir as suas emissões em 90% e tornar-se veículos com emissões zero até 2035.
A eletrificação do transporte rodoviário de longa distância irá alterar o modelo de negócio das empresas de transportes e criar espaço para vantagens competitivas a vários níveis. Cada vez mais clientes das empresas de transportes estão a dar importância ao transporte neutro em termos de CO₂ das suas mercadorias – os fornecedores que não conseguirem cumprir este requisito ficarão a perder.
(1) MEPs adopt stricter CO₂ emissions targets for trucks and buses