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Paralímpicos Paris 2024: mobilidade acessível da Toyota passa por Portugal

A Toyota aproveitou os Jogos Olímpicos de Paris 2024 para demonstrar as suas soluções de mobilidade sustentável sob o lema “Mobilidade para todos”. O que inclui veículos para transporte de pessoas com mobilidade reduzida nos Jogos Paralímpicos Paris 2024.

Podemos dizer que a Toyota mudou-se para Paris. Como prometido, a marca nipónica disponibilizou vários tipos de soluções de mobilidade para apoiar atletas e outros intervenientes nos Jogos Olímpicos. Uma grande frota de baixas emissões, que incluiu mais de 1100 automóveis 100% elétricos, 1000 híbridos e híbridos plug-in, e o aumento da frota parisiense de táxis Mirai (hidrogénio) de 1000 para 1500. Parte destes carros (150) são acessíveis para cadeira de rodas e, claro, que vão continuar disponíveis nos Jogos Paralímpicos. Competição onde os veículos criados para pessoas com mobilidade reduzida vão assumir, naturalmente, especial importância. Com destaque para o Accessible People Mover (APM), um veículo leve 100% elétrico desenvolvido pela Toyota Motor Europe e fabricado pela Toyota Caetano Portugal em Ovar. Foram produzidos 250 APM, veículos criados para facilitar o transporte de pessoas em cadeiras de rodas.

O APM, fabricado pela pela Toyota Caetano Portugal em Ovar, foi concebido para facilitar o acesso ao interior, incluindo até rampa para entrada de cadeira de rodas

Mas há outros veículos especiais, mais ligeiros, com destaque para o Wheelchair E-puller, um rebocador elétrico para cadeiras de rodas. Um aparelho que foi criado para ser fácil de fixar à maioria das cadeiras de rodas, permitindo que o utilizador possa usar este aparelho rapidamente. A partir do momento que fica preso à cadeira de rodas, o Wheelchair E-puller funciona de forma similar a um triciclo elétrico, bastando usar o guiador para controlar o conjunto. O motor elétrico é do tipo hub, ou seja, está embutido na roda.

O C+Walk S e T podem ser descritos como trotinetes elétricas com três rodas. Na versão T, o utilizador vai de pé, enquanto a variante S inclui uma cadeira, uma ajuda extra para pessoa com dificuldades de locomoção.

O APM ‘made in Portugal’, a Wheelchair E-puller e os C+Walk são veículos do tipo last mile, criados para percursos relativamente curtos, de dezenas de metros a alguns quilómetros, que complementam outros meios de transportes. E prometem tornar bem mais fácil a vida dos atletas que vão entrar em competição nos Paralímpicos de Paris 2024, que vão decorrer entre amanhã, dia 28 de agosto, e 8 de setembro.

Parte do transporte dos atletas e de elementos da organização nos Jogos Olímpicos de Paris foi assegurado por autocarros elétricos com energia gerada por célula de combustível de hidrogénio

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